Escolha o seu país ou a sua região.

Casa
Informações
Lançamento do satélite Copernicus Sentinel-6 para monitorar o nível do mar

Lançamento do satélite Copernicus Sentinel-6 para monitorar o nível do mar

2020-11-24

Copernicus Sentinel-6 satellite launches to monitor sea levels

Com um SpaceX Falcon 9 completando com sucesso o lançamento, o novo satélite - o mais recente em uma série de satélites desenvolvidos em conjunto pela Europa e os EUA - tem como objetivo rastrear a elevação do nível do mar usando a mais recente tecnologia de altimetria por radar.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, essas medições são essenciais para a ciência do clima e para a formulação de políticas.

Decolar

Carregando o satélite Sentinel-6 de 1,2 tonelada, o foguete Falcon 9 decolou da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, em 21 de novembro.


O satélite foi colocado em órbita pouco menos de uma hora após a decolagem e o contato foi estabelecido com sucesso na estação terrestre no Alasca.

Medições da superfície do mar

O Diretor de Programas de Observação da Terra da ESA, Josef Aschbacher, comentou:

“Estou extremamente orgulhoso de ter visto o Copernicus Sentinel-6 decolar esta noite e saber que está a caminho de iniciar sua missão de continuar as medições do nível do mar que são tão necessárias para entender e monitorar a tendência preocupante da elevação do mar. ”

“Não gostaria apenas de agradecer às equipas da ESA que trabalharam tão arduamente para chegar a este ponto, mas também à CE, Eumetsat, NASA, NOAA e CNES e, claro, aguardamos com grande expectativa uma cooperação mais produtiva entre nossas respectivas organizações. ”

As medições da altura da superfície do mar começaram em 1992 e o Copernicus Sentinel-6 Michael Freilich pretende em breve pegar o bastão e estender este conjunto de dados de topografia do oceano.

A missão compreende dois satélites idênticos lançados sequencialmente, afirma a ESA, portanto, em cinco anos, o Copernicus Sentinel-6B será lançado para assumir. A missão como um todo vai garantir a continuidade dos dados até pelo menos 2030, afirma.

Altímetros e radiômetros

Cada satélite carrega um altímetro de radar, que funciona medindo o tempo que leva para os pulsos de radar viajarem até a superfície da Terra e de volta ao satélite. Combinado com dados precisos de localização de satélite, as medições de altimetria fornecem a altura da superfície do mar.

O pacote de instrumentos dos satélites também inclui um radiômetro de microondas avançado que contabiliza a quantidade de vapor d'água na atmosfera, o que afeta a velocidade dos pulsos de radar do altímetro.

Você pode ler mais no site da ESA.

Informações quentes

Chave 2: 1 MIPI para 2x dados + 1x relógio D-PHY ou 2x C-PHY
Chamado PI3WVR628, é um switch de seis canais de pólo único e duplo alcance (SPDT) que suporta du...
O Comando Espacial RAF será estabelecido, com lançamento na Escócia
O primeiro-ministro anunciou gastos de £ 24,1 bilhões, ao longo dos próximos 4 anos, em defesa e ...
HV DC por terra, ar e mar
As fontes de alimentação DC de alta tensão (HV) de 3 kW oferecem entrada de 90 a 264 Vca e uma es...
AAC Clyde Space UK assina acordo para 10 satélites xSPANCION construídos em Glasgow
Os pequenos satélites serão construídos como parte de um novo projeto de três anos intitulado xS...
Fabricado no Reino Unido: conector 60A de passo de 8,5 mm
“Isso significa que aplicativos como carregamento de bateria podem ser resolvidos sem a necessidade...